De Volta ao Estudo Bíblico - 4
OBJECTIVO:
QUE TINHA JESUS NOSSO SENHOR PARA DIZER, E COMO ISSO NOS AFECTA?
Qual é a
mensagem de Jesus Cristo?
Jesus disse que as Suas
palavras eram as palavras de vida (João 6:63). “A Sua doutrina” era de Deus o Pai (3:34; 7:16; 14:10), e o Seu desejo era que as Suas palavras permaneçam no crente 15:7).
João, o qual foi o
último dos apóstolos a morrer, tinha isto a dizer àcerca do ensinamento de
Jesus: “Todo aquele que vai além do
ensino de Cristo e não permanece nele, não tem a Deus; quem permanece neste
ensino, esse tem tanto ao Pai como ao Filho” (2João 9).
Cristo disse: “E por que me chamais: Senhor, Senhor, e
não fazeis o que eu vos digo?” (Lucas 6:46). Como pode um Cristão afirmar que se rende ao senhorio de Cristo e ao mesmo
tempo ignorar as Suas palavras? O Cristão, deve obediência ao nosso Senhor
Jesus Cristo e ao Seu evangelho (2 Corintíos 10:5; 2 Tessalonicenses 1:8).
REFLEXÃO: Como é que
alguém transgrede a doutrina de Cristo?
O Sermão
do Monte
O Sermão do Monte
(Mateus 5:1‑7:29; Lucas 6:20‑49) regista alguns dos grandiosos
ensinamentos de Jesus.
Cristo começa por
explicar em detalhe as atitudes espirituais que os seus seguidores deveriam adoptar.
Os pobres em espírito, aqueles que são tocados por conflitos dos outros e
choram, os que são mansos, os que tem fome e sede de justiça, os que são
misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, os que são perseguidos
por causa da justiça, tais pessoas são espiritualmente ricas e abençoadas, e
são o “sal da terra”, e eles
glorificam o Pai (Mateus 5:1‑16).
Jesus compara então
instruções do Antigo Testamento (o que “foi
dito aos antigos”) com o que Ele está a dizer aos Seus crentes para fazerem
(“Eu, porém, vos digo”). Notem as frases comparativas em Mateus 5:21‑22, 27‑28, 31‑32, 33‑34,
38‑39, e 43‑44.
Ele inicía esta
comparação ao dizer que Ele não veio para destruir a Lei mas para cumprir
(Mateus 5:17). Tal como debatido no Estudo Nº 3, Mateus usa esta palavra “cumprir” numa forma profética, não no
sentido de “guardar” ou “observar”. Se Jesus não tivesse cumprido todo o jota e
til (5:18) das profecias messiânicas, então Ele era um impostor. Tudo o que foi
escrito na Lei, nos Profetas e nos Escritos que dizem respeito ao Messias
tinham que receber um cumprimento profético em Cristo (Lucas 24:44).
As palavras de Jesus são
mandamentos para nós. Ele refere-se a “estes
mandamentos” em Mateus 5:19: “estes”
significam o que Ele estava prestes a ordenar como oposição a “aqueles”, que significavam
mandamentos previamente afirmados.
A Sua preocupação está
no foco central da fé e obediência do crente. Usando a comparação Jesus comanda
os Seus seguidores a obedecer o que Ele diz em vez de aderirem aos aspectos da
Lei de Moisés os quais são ou insuficientes (ensinamentos de Moisés sobre
assasinar, adultério e divórcio em Mateus 5:21‑32), ou irrelevantes
(ensinamentos de Moisés sobre os juramentos em 5:33‑37), ou contra a Sua
moral (ensinamentos de Moisés sobre a justiça e comportamento para com os
inimigos em 5:38‑48).
Em Mateus 6 o nosso
Senhor, o qual “modela a forma, o conteúdo e ultimamente a meta da nossa fé” (Jinkins
2001:98), vai ao ponto de diferenciar Cristianismo de religiosidade.
A verdadeira caridade
não expõe os seus bons actos de forma a ser enaltecido mas serve de forma não
egoista (Mateus 6:1‑4). A oração e jejum não são uma disposição pública
de santidade, mas uma disposição humilde e divina (6:5‑18). O que
desejamos e conseguimos não é nem o objectivo nem a preocupação da vida recta. O
objectivo é procurar a rectidão que Cristo começou por descrever no capítulo
anterior (6:19‑34).
O sermão termina
vigorosamente em Mateus 7. Os cristãos não devem condenar outros julgando-os
porque também somos pecadores (7:1‑6). Deus nosso Pai quer abençoar-nos
com boas dádivas, e a intenção detrás do que foi dito àqueles de velho na Lei e
os Profetas é que devemos tratar outros como nós gostaríamos de ser tratados (7:7‑12).
A vida do Reino de Deus
é fazer a vontade do Pai (Mateus 7:13‑23), que é ouvir e realizar as
palavras de Cristo (7:24; 17:5).
Construir a fé em alguma
outra coisa do que as Suas palavras é como construir uma casa na areia, que
cairá quando as tempestades vierem. A fé construída nas palavras de Cristo,
contudo, é como uma casa construída numa rocha, uma fundação sólida que resiste
os testes do tempo (Mateus 7:24‑27).
Aos ouvintes este ensino
foi chocante (Mateus 7:29) porque a lei do Antigo
Testamento era considerada como a rocha de fundação na qual os escribas e os
Fariseus tinham construído a sua rectidão. Cristo está a dizer que os Seus
seguidores devem ir para além disso e construir a sua fé somente Nele (5:20). Cristo,
e não a Lei, é a Rocha sobre a qual Moisés cantou (Deuteronómio 32:4; Salmos
18:2; 1 Coríntios 10:4). “Porque a lei
foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (João 1:17).
REFLEXÃO: Explica o
Sermão do Monte quem ou o que deve ser o foco da fé e obediência do crente?
Qual o aspecto do Sermão do Monte significa mais para ti
pessoalmente?
Tens que
nascer de novo
Em vez de magnificar a
Lei de Moisés, que é o que se esperava dos Rabis (professores religiosos
Judeus), Jesus ensinou como Filho de Deus, desafiando as imaginações da
audiência e a autoridade dos seus professores.
Ele foi tão
longe ao ponto de proclamar: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida
eterna; e são elas que dão testemunho de mim; mas não quereis vir a mim para
terdes vida!” (João 5:39‑40).
Uma interpretação
correcta tanto das Escrituras do Antigo como do Novo Testamento, embora sejam
inspiradas para compreender a salvação e como expressão da fé (como debatido no
Estudo Nº 1), não traz vida eternal. Temos que chegar a Jesus para receber vida
eterna.
Não existe outra fonte
de salvação. Jesus é “o caminho, e a
verdade, e a vida” (João 14:6). Não existe caminho para o Pai excepto através
do Filho. A salvação é àcerca de chegar ao homem conhecido como Jesus Cristo.
Como chegamos a
Jesus? Em
João 3 Nicodemos foi ter com Jesus de noite para saber mais àcerca do que Ele
ensinou. Nicodemos ficou surpreso quando Jesus disse-lhe “nascer de novo” (3:3-7). “Como
pode um homem nascer”, perguntou Nicodemos, “pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?”
Jesus estava a falar
àcerca de uma transformação spiritual, um renascimento de proporções
supernaturais, ser nascido “do alto”, que é uma tradução complementar da
palavra Grega “de novo” nesta passagem. Este nascimento começa pela nossa
crença pessoalmente em Jesus. “Porque
Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo
aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
Jesus continuou dizendo
que tanto aquele ou aquela “quem ouve a minha palavra, e crê Naquele que me enviou,
tem a vida eterna” (João 5:24).
É um acto da fé. João
Baptista disse que a pessoa “quem crê no
Filho tem a vida eterna” (João 3:36).
Acreditar em Cristo é o
ponto de partida de ser “renascido, não
de semente corruptível, mas de incorruptível” (1 Pedro 1:23), o início da
salvação.
Acreditar em Cristo
significa aceitar quem Jesus é, que Ele é “o
Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16:16; Lucas 9:18‑20; Actos
8:37), o qual tem “as palavras da vida
eterna" (João 6:68‑69).
Acreditar em Cristo
significa aceitar que Jesus é Deus, o qual
·
se fez carne e habitou entre nós (João 1:14)
·
foi crucificado por nós para que Ele “pela graça de Deus, provasse a morte por todos” (Hebreus 2:9)
·
“morreu por todos, para
que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e
ressuscitou” (2 Coríntios 5:15)
·
“de uma vez por todas
morreu para o pecado” (Romanos 6:10) e “em
quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados” (Colossenses 1:14)
·
“morreu e tornou a
viver, para ser Senhor tanto de mortos como de vivos” (Romanos 14:9)
·
“que está á destra de Deus, tendo subido ao céu;
havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potestades” (1 Pedro 3:22)
·
foi elevado “para o céu” e “há de vir assim como para o céu o vistes ir” (Actos 1:11)
·
“que há de julgar os
vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino” (2 Timóteo 4:1)
·
regressará à terra para receber crentes (João 14:1‑4).
Ao aceitar em fé Jesus
Cristo tal como Ele se auto revelou nós somos “nascidos de novo”.
REFLEXÃO: Que significa acreditar em Cristo?
Como pode alguém nascer
de novo?
Arrepende e sê
baptizado…
João Baptista proclamou “Arrependei-vos, e crede no evangelho” (Marcos
1:15).
Jesus ensinou que Ele, o
Filho de Deus e Filho do Homem, “tem
sobre a terra autoridade para perdoar pecados” (Marcos 2:10, Mateus9:6). Isto
era o Evangelho, que Deus tinha enviado o Seu Filho para a salvação do mundo.
Incluída na Sua mensagem
àcerca da salvação estava o arrependimento, “Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores” (Mateus
9:13). Paulo esclarece qualquer confusão: “Não
há justo, nem sequer um” (Romanos 3:9). Somos
todos pecadores os quais Cristo chama ao arrependimento.
O arrependimento é a chamada
a retornar a Deus. Biblcamente falando a humanidade está num estado de
afastamento de Deus. Tal como o filho pródigo na história em Lucas 15, homens e
mulheres afastaram-se do Pai. Também, tal como nessa história, o Pai está
ansioso que nós retornemos de novo a Ele. Afastar do Pai é o começo do pecado.
Os assuntos do pecado e responsabilidade Cristã serão debatidos num próximo
Estudo Bíblico. O único caminho de retorno para Deus o Pai é através do Filho.
Jesus disse, “Todas as coisas me foram entregues por meu
Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece
plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar”
(Mateus 11:27).
Portanto o início do
arrependimento é afastar de outros caminhos aprendidos para a salvação, e
voltar-se para Jesus. Reconhecer Jesus como Salvador, Senhor e Rei vindouro é
assim testemunhado através da cerimónia do baptismo. Cristo instrui que os Seus
discípulos sejam baptizados “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19). O
baptismo é uma expressão externa de um compromisso interno de seguir Jesus.
Em Mateus 28:20 Jesus
continua “ensinando-os a observar todas
as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias,
até a consumação dos séculos”. Na maioria dos exemplos do
Novo Testamento, o ensinamento seguia o baptismo. Notem que Jesus disse
claramente que Ele deixou mandamentos para nós, como ilustrado no Sermão do
Monte.
O arrependimento
continua na vida do crente quando ele ou ela se aproxima de Cristo. E, como diz Cristo, Ele
está connosco sempre. Mas como?
Como pode
Jesus estar connosco e como pode o arrependimento sincero vir? Estes serão debatidos no próximo estudo.
REFLEXÃO: O que é o início do arrependimento?
Como é o baptismo uma
expressão externa de um compromisso interno? (Vejam Romanos 6:1‑10)
Conclusão
Jesus explicou que as
Suas palavras são as palavras de vida, e elas afectam o crente já que informam
ele ou ela àcerca do caminho para a salvação.
Da Síntese Doutrinal da
Igreja de Deus Mundial:
O Evangelho é a mensagem das boas novas acerca da
salvação pela graça de Deus através da fé em Jesus Cristo. É a mensajem de que
Cristo morreu pelos nossos pecados, que foi sepultado, que foi levantado de
entre os mortos no terceiro dia, de acordo com as Escrituras, de que apareceu
aos seus discípulos e que Ele ascendeu para a direita de Deus. É a mensagem das
boas novas de que através da obra salvadora de Jesus Cristo nós podemos entrar
no Reino de Deus.
Leitura adicional
Vejam a lista de artigos fornecidos pela Igreja de Deus Mundial em:
http://www.wcg.org/lit/gospel/default.htm
Jinkins, Michael. Invitation to Theology.
2001. USA: InterVarsity Press